JMJ e Semana Missionária


Diocese de Oliveira na Jornada Mundial da Juventude 2013

 “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19). A juventude cristã de todo o mundo se prepara para celebrar mais uma Jornada Mundial da Juventude, a JMJ, a partir dessa mensagem de fé e amor. Serão milhões de corações reunidos sob os braços abertos do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 2013. A Diocese de Oliveira se prepara para, em união com todas as identidades juvenis de nossa igreja, participar desse importante momento para a vida da Igreja. É tempo de acolher, visitar, rezar e, sobretudo, partir em missão. Animados pela mensagem do Cristo que nos convida a caminhada, esperamos, desde já, lutar pela vida do jovem e, em sinal de celebração, nos unir com diversas juventudes para entoar nosso grito profético em defesa do projeto de amor de Jesus Cristo: o Reino de Deus!
A juventude da Diocese de Oliveira se prepara para este importante momento!

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

A JMJ é um grande encontro dos jovens católicos do mundo inteiro para reavivar na juventude a fé em Cristo. As Jornadas são como fontes para reabastecer a fé de cada jovem na Igreja e da Igreja nos jovens. Em 1984, o Papa João Paulo II instituiu a Jornada Mundial da Juventude, que é celebrada todos os anos no Domingo de Ramos. No entanto, a cada dois ou três anos, acontece um evento internacional para marcar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível. Desde então, jovens peregrinos católicos percorrem o mundo, para celebrar a vida, a união entre os povos e a mensagem de fé e esperança pregada por Jesus Cristo.

A estrutura de uma JMJ
            A Jornada Mundial da Juventude se estrutura da seguinte forma: Na terça-feira dia do início da JMJ presidida pelo bispo local. Nos dias seguintes, pela manhã, acontecem as catequeses por grupos linguísticos nas paróquias e escolas espalhadas pela cidade. Essas catequeses são proferidas pelos bispos. Também durante os dias da Jornada, em algum parque ou praça pública da cidade acontece o “festival da reconciliação” com a possibilidade de confissões em diferentes línguas. Também, paralela ao evento da Jornada, acontece a feira vocacional. À noite acontecem os shows, teatro e encontros paralelos dos movimentos eclesiais. Na quinta-feira acontece a acolhida ao Papa. Sexta-feira, à noite, tem lugar a Via Sacra. Sábado é dia da grande Vigília (os jovens acampam no local da vigília) e na manhã de Domingo é realizada a Missa de envio.

Semana Missionária
A JMJ é mais do que uma semana de peregrinação em sua cidade sede, como, em 2013, no Rio de Janeiro. Em todas as Dioceses do Brasil será realizada a SEMANA MISSIONÁRIA, que antecede a JMJ. Esse momento começa a ser gestado na Diocese de Oliveira, a partir das orientações da organização da JMJ, bem como do protagonismo dos jovens envolvidos. Os três eixos centrais da semana, que ocorre de 16 a 21 de julho de 2013, são: Espiritualidade, Cultura e Solidariedade Missionária. A partir desses pontos, a juventude realizará uma preparação e atividades que contemplem as propostas. Será um momento de reunir as diversas identidades de jovens de nossas cidades e, a partir de ações missionárias, refletir o papel dos jovens cristãos na sociedade. Outro ponto de grande valor na Semana Missionária é a possibilidade de receber peregrinos estrangeiros que vêm ao Brasil conhecer novas culturas e jeitos de se fazer igreja e de se fazer missão. É importante que todos os grupos se preparem para este momento e animem os jovens a se imbuir do caráter missionário que a JMJ propõe. Ser e fazer igreja devem ser atos em nosso chão e, a Semana Missionária, será momento importante para esta reflexão e ação, além de ampliar o alcance da JMJ para muitos jovens de toda a Diocese de Oliveira.

Como fazer para participar da JMJ?
             A juventude da Diocese de Oliveira poderá participar da Jornada Mundial da Juventude através das inscrições que serão mediadas por uma COMISSÃO DIOCESANA PARA A JMJ. A comissão é formada por jovens representantes de pastorais e movimentos ligados à juventude, além de jovens que estiveram na última JMJ, em Madrid, no ano de 2011. Assessorados por Padre Júlio, que reside em Campo Belo, a comissão distribui uma FICHA DE INSCRIÇÃO nas visitas realizadas. Tal ficha pode ser preenchida em caráter provisório, porém a orientação para os grupos de jovens é que aguardem a abertura oficial das inscrições para que possam ser feitas inscrições em grupo. Se as inscrições forem feitas em grupo, os inscritos serão destinados ao mesmo local de estadia, o que pode facilitar a dinâmica da participação no evento. Inscrições isoladas podem fazer com que pessoas conhecidas sejam destinadas a locais diferentes. Por isso, a orientação é para que organizem as fichas e aguardem mais informações para que a Comissão Diocesana para a JMJ realize as inscrições em grupo e medie sua realização.
*Em breve mais informações sobre a TAXA DE INSCRIÇÃO. É importante ressaltar que é um evento que gera custos e, todo aquele que deseja participar, deve começar a pensar um projeto financeiro pessoal ou de seu grupo para garantir sua participação.
Existem três formas de participação na JMJ:
            Semana inteira: de Terça (23) a Domingo (28 de Julho de 2013)
            Fim de semana: Sexta(26), Sábado (27) e Domingo (28 de Julho)
              Domingo: (Missa) (28 de Julho)

Maiores informações sobre a JMJ e a Semana Missionária Diocese: jmjrio2013@live.com ou no e-mail e telefones da Comissão Diocesana para a JMJ.

Nenhum comentário: