3 de novembro de 2011

Diocese de Oliveira recebe cruz da JMJ e ícone de Nossa Senhora em Novembro


           A Diocese de Oliveira recebe nos dias 18 e 19 de Novembro a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora que passarão por três cidades: Campo Belo, Santo Antônio do Amparo e Itaguara. A cruz chega no dia 18 por volta de 17h em Campo Belo e segue no dia 19 para Santo Antônio do Amparo com chegada prevista para 8h. Às 11h segue para Itaguara de onde será entregue aos representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em todos os locais ela será recebida com missa para a juventude presente e terá a participação do Bispo diocesano Dom Miguel Ângelo.
            Pela Diocese de Oliveira já se observa a movimentação dos jovens católicos nas redes sociais da internet, em cartazes e nas organizações de caravanas.  Gilberto Corrêa de Santo Antônio do Amparo conta que a cidade está muito empenhada para receber os símbolos . “É muito bom saber que nossa Diocese será uma das primeiras a receber a cruz da JMJ. Ela é um sinal dos tantos Jovens que lutam pela causa. Precisamos mostrar que ainda há Jovem que querem fazer a diferença”.
Brasil recebe JMJ em 2013
            Campo Belo será a primeira cidade a receber a cruz na diocese. Guilherme Albertino reitera que “todos estão trabalhando juntos em prol da juventude”. A união destacada por ele é vista também nas demais paróquias que receberão os símbolos. Para Gilberto de Santo Antônio do Amparo é momento de “convidar todos os jovens que não estão na igreja para vivenciarem esse momento com Cristo”. Tiago Sousa da cidade de Itaguara garante que toda a juventude local estará unida nesse momento de oração, especialmente após a cidade ter recebido o Dia Nacional da Juventude.
            A Cruz da JMJ está em peregrinação por todo o Brasil. Em 2013 o país recebe no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todo o mundo num encontro de fé, missão e profetismo.

Cruz e Ícone
Cruz e Ícone já percorreram todo o mundo
                A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. Já o Ícone de Nossa Senhora foi um presente do papa João Paulo II em 2003 para acompanhar as peregrinações da cruz.
            Desde 1983 acompanhando a juventude pelo Mundo, a cruz já foi recebida por milhões de jovens e exprime a união entre os jovens cristãos do mundo.  Desde 1994 ela peregrina pelo país sede da JMJ como forma de preparação espiritual para o evento.

Nenhum comentário: