4 de maio de 2012

Pastoral da Juventude se articula nas foranias


EFOF reuniu jovens da Forania de Carmópolis

             O trabalho da Pastoral da Juventude nas foranias tem sido um dos focos do projeto “Entra na Roda com a Gente”. No mês de abril todas as quatro foranias da Diocese de Oliveira receberam eventos da PJ e contaram com a integração dos grupos. Dentre eles se destacam a “Caminhada da Fraternidade” da forania de Oliveira, a “Partilha da Fraternidade” da forania de Santo Antônio e o “Encontro de Formação Forânico” (EFOF) da Forania de Carmópolis.

            De 20 a 22 de abril a cidade de Piracema recebeu os jovens da Forania de Carmópolis para a realização do EFOF. O encontro tratou das dimensões da pessoa humana abordadas pela PJ. O assessor Elvis Alencar Andrade relata que o encontro foi bem dinamizado e destaca os momentos de espiritualidade conduzidos pelo seminarista Luciano Pimenta e o pároco de Piracema, Padre Cláudio.

A "Caminhada da Fraternidade" trouxe reflexão e descontração
            O dia 22 de abril também movimentou a juventude da forania de Oliveira. A “Caminhada da Fraternidade” refletiu a Semana da Cidadania, que em 2012 tem como tema “Juventude e saúde alimentar”. Os jovens saíram de Carmo da Mata em direção ao “Sítio do Filé”, local conhecido por acolher a os jovens da PJ. A coordenadora da PJ da forania de Oliveira, Palloma Ramos, destacou a importância do evento como momento de integração dos jovens da forania, uma vez que várias paróquias estiveram presentes com seus grupos.

            Já no dia 29 de abril a Forania de Santo Antônio realizou a “Partilha da Fraternidade” em Santo Antônio do Amparo. Os jovens da Forania participaram da missa no Asilo “Vovô Nunuca” junto aos assistidos e comunidade. Após a missa uma visita foi realizada para finalizar as missões da Campanha da Fraternidade. Os jovens da PJ da forania partilharam como foram as visitas e missões feitas no período quaresmal. A coordenadora da PJ da forania de Santo Antônio, Sâmia Silveira Martins, destaca o momento que mostra a identidade missionária da PJ. Para ela essas atividades devem ser realizadas sempre, pois é missão do jovem ir ao encontro do próximo.

            As foranias continuam se articulando. Em maio a PJ da forania de Campo Belo e a PJ da forania de Oliveira realizam encontros de formação com a juventude. Os jovens das foranias se preparam também para os Jogos Olímpicos da Integração Diocesana (JOIDI), que se iniciará com competições esportivas a nível forânico.

Reportagem escrita por Vinícius Borges Gomes

Colaboração: jovens da PJ da Diocese de Oliveira


Nenhum comentário: