8 de maio de 2012

Retiro da PJ valoriza identidade espiritual


Jovens lideranças da PJ participam de Retiro

A espiritualidade marca o ano de 2012 para a Pastoral da Juventude da Diocese de Oliveira. Foi a partir desse trabalho que a equipe diocesana da PJ se reuniu com jovens lideranças para a realização do “II Retiro Espiritual” que aconteceu nas comunidades do “Portos dos Mendes” e “Santo Antônio” da cidade de Campo Belo. A reflexão da espiritualidade da PJ foi o caminho adotado para a vivência do Retiro, que aconteceu nos dias 4 e 5 de maio com a presença de 25 jovens e assessores.

            As margens da represa de FURNAS e contemplados pelas belezas naturais do local os participantes refletiram o tema “Somos Igreja Jovem em Missão”. Além de refletir a espiritualidade, os jovens puderam estar em contato com os moradores da comunidade e ter com eles um encontro missionário de troca de experiência e valores. Para Paulo Olher, organizador da estrutura do Retiro, o contato com as comunidades foi um dos pontos mais importantes da metodologia.

A reflexão bíblica foi adotada na metodologia do retiro
             “O retiro teve grande importância para as comunidades, pois além de mudar o ambiente das localidades com vários jovens, mudanças de horários de missas e cantos diversificados, proporcionaram as mesmas uma nova realidade e a certeza de que realmente acontece uma Igreja Jovem no meio de nós e uma Igreja em permanente missão no seguimento de Jesus Cristo”, afirma.

            A leitura orante da bíblia foi adotada em toda caminhada do Retiro. Para o assessor diocesano da Pastoral da Juventude, Padre Sebastião Corrêa, a prática da leitura orante é importante, pois está em sintonia com o projeto “Entra na Roda com a Gente”e com o Plano de Pastoral da Diocese de Oliveira. “Mais do que conhecer aspectos da bíblia, saboreamos a experiência daquele que nos fala. O Diálogo talvez seja aquilo que mais nos faz falta. Ainda mais com Jesus Cristo, Palavra (Verbo) do Pai”, afirma Padre Sebastião ao reconhecer a leitura da bíblia como um momento de conversa com Deus.

A identidade espiritual da PJ é vivenciada nas orações
            A jovem Nayara Barros acredita que a leitura orante da bíblia a ajudou a obter maior concentração e a ver que há caminhos para transformar a sociedade. Ela afirma que a espiritualidade da PJ “é diversa e que os jovens sabem a hora de sorrir, de rezar e de ajudar uns aos outros”. O coordenador da PJ da Forania de Campo Belo, Guilherme Albertino, destaca que o subsídio “Somos Igreja Jovem” contribui para que os jovens conheçam a identidade da PJ, as causas de luta e o jeito de agir e rezar.

            Em Junho a PJ Diocesana realiza o EFAE (Encontro de Formação Afetiva-Espiritual), onde a espiritualidade da PJ novamente estará em foco e mais jovens poderão interagir na construção e atuação pastoral.


                 
Escrito por Vinícius Borges Gomes

            

          

Um comentário:

Valéria Santana disse...

Deve ter sido uma experiência incrível unir refletir, orar e estar em contato com tanta beleza da criação de Deus. Esses momentos é que nos alimentam pra continuar a nossa caminhada.