10 de maio de 2011

Primeira Etapa do Encontro Vocacional é realizada em Oliveira

Irmã Ada e a jovem Thuane

Com a presença de 42 jovens aconteceu em Oliveira no Centro de Pastoral Santíssima Trindade a primeira etapa do Encontro Vocacional da Diocese de Oliveira nos dias 18, 10 e 20 de Março. O evento contou com a organização da Pastoral Vocacional e o apoio de leigos, das Irmãs Oblatas, Irmãs Escolápias, Irmãs servas do Espírito Santo e as Irmãs Apostolinas de São Paulo. Ainda serão realizados mais três encontros, sendo que o próximo acontece nos dias 20, 21 e 22 de Maio.


Em 2011 a Pastoral da Juventude lança uma parceria com a Pastoral Vocacional a fim de conduzir os jovens para uma busca de discernimento e autoconhecimento pelos trabalhos vocacionais. Muitos jovens da PJ estiveram participando do encontro. Uma delas foi Bárbara Thuane de Macaia, que é coordenadora do grupo de jovens de sua comunidade. Thuane ficou muito feliz com o encontro. “Eu busco no Encontro Vocacional uma resposta de Deus em minha vida. Existem muitos jovens que possuem essas dúvidas e esse encontro pode ajudar. Não é feito somente para quem quer ser padre ou freira”.

Também feliz com o processo do encontro, que contou nessa primeira etapa com o tema central da Personalização, a jovem Jacimara de Passa Tempo falou de sua experiência. “O encontro vocacional me trouxe muito crescimento espiritual e o que me trouxe até ele foram as dúvidas que tenho em minha vida”. Se para Jacimara a dúvida a levou a buscar respostas, Thuane conta que mais dúvidas apareceram – “O encontro tirou, mas também colocou muitas dúvidas em minha vida”.

Na caminhada vocacional a dúvida é comum e necessária uma vez que o jovem parte em busca de descobertas. A Irmã Ada Maria Marques da congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo se mostrou muito feliz com o encontro em que ela também deu sua contribuição. “A importância do Encontro Vocacional é que o jovem sai de sua paróquia para se encontrar com outros jovens em busca de sua missão na igreja e no mundo. Lá eles encontram pessoas preparadas para orientá-los em seus projetos de vida, dúvidas e possibilidade de realizações para ser feliz e ajudar também com que outras pessoas sejam felizes”.

Com muito empenho a Pastoral Vocacional mostra competência na realização de um dos encontros mais bem estruturados de sua caminhada já tão respeitada. O jovem tem assim mais uma opção para ajudar na sua descoberta pessoal.

Nenhum comentário: