10 de maio de 2011

Crescimento espiritual marca EFAE 2011

Com a presença de 56 jovens da Diocese de Oliveira, além de uma equipe de trabalho, aconteceu no Centro de Pastoral Santíssima Trindade, em Oliveira, nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro o EFAE (Encontro de Formação Afetiva-Espiritual). Sendo o primeiro evento diocesano da Pastoral da Juventude em 2011, o encontro se baseou numa interface entre oficinas de leitura orante da bíblia e com o autoconhecimento e dimensão missionária abordados na obra “O Pequeno Príncipe”.

Como é a proposta oficial do encontro abordar a dimensão afetiva-espiritual, os trabalhos se nortearam por esse aspecto buscando também estar em sintonia com a prioridade da Igreja da Diocese de Oliveira, que é a formação bíblica. Além disso, foi baseado no tema “Missão” que é o eixo central da Pastoral da Juventude de acordo com o projeto “Entra na Roda com a gente” (2011-2015). “O envolvimento dos participantes com os evangelhos foi fantástico. Os evangelhos narram a humanidade e envolvimento de Jesus com as pessoas. Os ensinamentos de nosso Mestre nos encorajam e nos chamam a sermos missionários, de coração aberto, com olhar misericordioso”. Com essas palavras Sâmia da cidade de Bom Sucesso, que coordenou o encontro junto com Vinícius de Santo Antônio do Amparo, analisa a relação do EFAE com a missão dos jovens.

As oficinas de leitura orante da bíblia foram baseadas nos quatro evangelhos da bíblia (Lucas, Marcos, Mateus e Lucas), tendo sido introduzidas com uma palestra que falou dos quatro evangelistas ministradas por Evandro de Carmo da Mata e por Padre Diovany que explicou o que é a Leitura Orante. Trabalharam essas oficinas Palloma Ramos e Elizandra de Oliveira, Paulo Olher de Campo Belo e o seminarista de nossa diocese José Osvaldo. Os quatro trechos de cada um desses evangelhos foram ainda discutidos numa partilha ocorrida no Domingo. Todos se sentiram bem com a experiência como relata a jovem Ana Jéssica de 16 anos da cidade de Santana do Jacaré – “eu acho que o que mais tocou em mim foi a leitura orante, pois aprendi a me encontrar com Deus de outra maneira e poder passar isso para outros jovens”. Larissa de 18 anos da cidade de Santo Antônio do Amparo disse que agora lê a bíblia todos os dias, pois aprendeu a olhar e a entender a palavra de outra maneira.

Um dos pontos altos do encontro foi também a manhã dedicada a abordagem da obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry que aliou a dimensão humano-afetiva com nossa missão de Cristãos. De maneira descontraída e bem eficiente Padre Onaldo, pároco em Itagura, explanou o livro que encheu de inquietação e fascinação os jovens presentes. “O Pequeno Príncipe é especial por si só”, relata Padre Onaldo mostrando também seu fascínio com a obra. Padre Sebastião, assessor da PJ, disse na introdução do encontro que “como o Pequeno Príncipe devemos aprender a sair de nosso mundinho e sair em missão”.
A oração foi muito trabalhada, tendo momentos bastante importantes. Luciano, seminarista e membro da PJ, trabalhou os momentos de maneira dinâmica buscando aplicar uma mística própria da Pastoral sem perder a intensidade e reflexão desses momentos. O encontro contou ainda com Julie Amanda de Santo Antônio do Amparo e Matheus e Daniela de Campo Belo que deram suporte de trabalho no encontro. Junto a essa grande equipe estiveram dando o apoio Rafaela Sousa, secretária diocesana da PJ e Raquel, que cuida das atividades externas dos encontros, além da equipe de cozinha e limpeza.

Encerrando o evento Padre Tiãozinho, em sua homilia na missa de encerramento, disse que nosso projeto se chama “Entra na Roda com a Gente”, mas que precisamos “abrir nossa roda para que outros jovens possam entrar”. Em sinal de envio a nossa missão de evangelizadores e construtores de um outro mundo possível todos os jovens saíram com uma nova visão Cristã de suas caminhadas após a missa de encerramento.

Relações Humanas foram abordadas na obra "O Pequeno Príncipe"

Encontro contou com noite cultural

Um grande momento do encontro foi a noite cultural do EFAE que contou com quatro jovens músicos de Bom Sucesso animando a noite. Com músicas variadas, desde Rosa de Saron até Legião Urbana, a noite foi tranqüila e feliz promovendo a integração de todos. Os jovens ainda contribuíram na oração do dia de uma maneira bem emocionante.

“Foi um momento bem importante, pois trouxe músicas de conteúdo que nós precisamos saber usar e aproveitar em nosso dia a dia e também nos nossos grupos”, relata Sâmia de Bom Sucesso.

Equipe de Cozinha foi destaque

Com uma equipe bastante eficiente e completa a cozinha e a limpeza do EFAE foram muito bem realizadas, tendo recebido muitos elogios. Com a coordenação de Elvis de Passa Tempo e o casal de Oliveira Reinaldo e Betânia, todos os três assessores diocesanos da PJ, a equipe de jovens foi muito importante para o encontro. O empenho e a dedicação foram fundamentais para a tranqüilidade no decorrer do EFAE.

Para fechar o trabalho a equipe de cozinha junto a todos os jovens presentes prestou uma homenagem a Padre Tiãozinho com um bolo em comemoração a seu aniversário.

EFAE promoveu encontro da PJ com outras pastorais

Mostrando abertura, aliança e sintonia com os projetos da Igreja de Oliveira, o EFAE recebeu representantes da Oficina de Oração e Vida e da Pastoral da Sobriedade. Como ambas gozam de importante atenção das estratégias pastorais de nossa diocese, os jovens foram chamados a entender e poder participar de seus trabalhos.

As Oficinas de Oração e Vida, que já receberam muitos jovens que estavam presentes no EFAE, foram muito bem apresentadas mostrando que podemos buscar novos jeitos de encontro com Deus. A Pastoral da Sobriedade despertou interesse dos jovens que viram um trabalho diferente, importante e pouco divulgado. “Acho um trabalho ótimo, até porque tenho muitos amigos jovens num caminho de vício”, opina Aldo César de Bom Sucesso que gostou de conhecer melhor o movimento.

EFAE foi o quarto da história da PJ

Realizado pela primeira vez em 2008, o EFAE chega a sua quarta edição. Ele nasceu com a necessidade de um encontro mais profundo para jovens que tivessem uma caminhada mais sólida na Pastoral da Juventude. É por isso que dentro do plano da PJ ele é classificado como um encontro de terceira etapa, sendo o Encontro Iniciantes e o Curso de Dinâmicas para Líderes encontros que atendem a momentos anteriores da caminhada dos jovens.

O EFAE é montado de maneiras diferentes a cada ano, sempre atendendo as necessidades pastorais daquele momento. Em 2011 ele foi preparado buscando aliar a afetividade com a dimensão missionária através da formação bíblica, uma prioridade da Diocese de Oliveira.


Símbolos foram usados nos momentos orantes 

Nenhum comentário: