22 de março de 2011

7. No final... Apenas o início.




A partir da realidade e da caminhada feita, depois de avaliações e deliberações optamos por trabalhar durante os três primeiro anos do projeto os aspectos da Missão, espiritualidade e social.

Em 2011 o foco se dará na missão, tópico que trabalha o lugar do pejoteiro em sua caminhada e o faz descobrir seu lugar e desafios dentro do processo. Buscaremos valorizar a dinâmica missionária iniciada pelo grupo Justos Pela Paz (parceiro da PJ), através dos encontros de despertar e nucleação. Também com a valorização de outros grupos que iniciarão o trabalho. A missionariedade também estará presente na forma de articulação dos grupos, sempre procurando atingir outros espaços e comunidades de suas paróquias e na ajuda concreta de uma paróquia a outra. Também queremos vivenciar de maneira forte a semana do estudante onde desejamos ir ao encontro dos jovens estudantes através de missão na escola.

Para 2012 a espiritualidade será trabalhada e se intensificará os trabalhos de oração e descoberta da identidade espiritual da PJ, além de trabalhar a vivência da fé e o sentido da mesma. Durante esse ano, a dinâmica da espiritualidade será aprofundada através da oportunidade de retiros para jovens, parceria mais sólida com Oficinas de Oração e Vida, encontro específico para utilização do Ofício Divino da Juventude e utilização do método de leitura orante. Além de nos embrenharmos na riqueza de nossa liturgia.

Em 2013 o social será a nossa tônica. Será o tema que irá fortalecer a ação da PJ dentro da sociedade como força a favor dos jovens, além de implementar trabalhos de solidariedade, libertação e lutas como a reivindicação dos Conselhos Municipais de Juventude. Queremos já ter formado algumas pessoas para serem multiplicadores no acompanhamento aos Conselhos municipais de juventude, mapeado nossas ações concretas e dado maior visibilidade a elas. Também atuando conjuntamente com as pastorais sociais da diocese e, quem sabe realizar momento de manifestação comum de forma diocesana. Por fim, nesse aspecto, sonhamos que a Campanha contra violência e extermínio de jovens seja uma realidade na diocese e grupos.

Para 2014 iniciaremos nossas avaliações e veremos como o nosso projeto de vida poderá enriquecer-se ainda mais depois de todo esse caminho. Será hora de ver onde acertamos e erramos e onde o Senhor nos chama a agir diferente. Pois queremos sempre em todo esse caminho manter os olhos atentos na sua Palavra que se manifesta a nós de maneira forte na vida do jovem.

Finalmente, em 2015 desejamos celebrar o caminho feito. Além do mais serão 30 anos de história. Será hora de tomarmos fôlego e marcharmos em outras lutas.

Todos esses eixos não serão trabalhados de maneira estanque, mas de forma transversal. De modo que a divisão em anos e ordem nos servem de caminho metodológico e reflexivo.

Nenhum comentário: